• Mix Clean

Ácaros no colchão: como identificar, eliminar e prevenir



Dormir em uma cama confortável para ter um sono de qualidade também passa pela manutenção do colchão, ou seja: higienização, troca da roupa de cama e até o cuidado para não derramar líquidos e molhos na superfície, por exemplo. Ainda assim, é possível que bactérias e outros germes apareçam no local onde você dorme - como é o caso dos ácaros, que são animais invisíveis a olho nu que podem chegar até o ambiente doméstico através da poeira, principalmente.


O aspirador de pó é uma das principais ferramentas para prevenir e eliminar ácaros.

Os ácaros se alimentam da nossa pele morta, ou seja, de uma camada fina presente na parte externa do nosso corpo, a queratina. Ah! E caso você possua bichos de estimação, eles também podem se aproveitar dos resíduos de gatos e cachorros, por exemplo. Uma vez presentes, podem provocar diferentes tipos de alergia e coceira; aí o esforço é para eliminar cada um e, depois, caprichar na prevenção. Elaboramos esse artigo para você entender melhor o que são essas criaturas bem pequenas, o que fazer se o seu colchão já está com ácaros e de que forma é possível evitar a proliferação.


Como identificar?



Uma das primeiras perguntas que surgem quando há suspeitas de que um colchão está infestado é: como identificar os ácaros no colchão? Nem sempre é simples responder esse questionamento, mas você pode ficar atento a alguns pontos.


Roupas de cama podem manter ácaros no colchão. Ácaros gostam de ambientes secos ou úmidos, por isso o colchão tende a ser seu local preferido, pois é onde se deposita o calor do corpo e a umidade da pele, além de ser “protegido” com lençóis, cobertores e fronhas - roupas de cama que garantem que a área fique escura, ou seja, ideal para o seu desenvolvimento.


Por estarem muito presentes na poeira, é necessário verificar se o lugar está empoeirado, se a higienização é feita com frequência ou se a manutenção do próprio colchão ocorre dentro do tempo indicado (virá-lo e aspirá-lo são exemplos). Outros dois pontos cruciais são a quantidade de luz solar que acessa essa área e o nível de ventilação; sol e ambiente arejados são aliados da prevenção contra esse tipo de animal.


Verifique se a área tem essas características e avalie se é o caso do seu espaço - quanto mais cedo você identificar, mais rápido conseguirá solucionar o problema.


Perceba possíveis sintomas



Só quem pode te dar a certeza sobre os sintomas são médicos e alergistas, mas é comum que a presença de ácaros provoque coceiras, espirros e outras reações alérgicas. Se você já possui alguma, eles podem influenciar aparecimento de sensações já experimentadas. Mas, lembre-se, tenha sempre a avaliação e opinião de um médico especialista.


Como eliminar?



Para eliminar os ácaros que já estão presente no colchão é necessário uma limpeza profunda - não apenas na cama, mas também em todo o ambiente. Muitas vezes, esse tipo de higienização só conseguirá ser feita com sucesso por uma empresa especializada nesse tipo de serviço, já que elas utilizam produtos específicos capazes de matá-los - além de aumentar a vida útil do lugar onde você dorme. Mas, se você prefere buscar soluções caseiras antes de investir nesse tipo de resolução, separamos algumas ideias para que você consiga acabar com os ácaros de vez.


Vinagre e bicarbonato de sódio podem auxiliar na eliminação dos ácaros. Antes de tudo: mantenha o ambiente arejado e aquecido, por isso abra as janelas durante o dia, principalmente; varra o chão e depois passe um pano úmido com algum produto que você já esteja acostumado a aplicar; faça o mesmo com prateleiras, portas e toda superfície capaz de acumular poeira. Agora sim cuide do seu colchão!


Eliminação com vinagre

Use um aspirador potente antes de iniciar todo o processo


- Misture 200 ml de vinagre branco com 4 litros de água

- Insira o líquido em uma recipiente com spray

- Aplique na superfície do colchão

- Aguarde duas ou três horas - tudo vai depender do quão arejado está o espaço

- Utilize novamente o aspirador na superfície para reduzir a umidade e retirar os ácaros mortos

- Aguarde mais um pouco para colocar uma roupa de cama totalmente limpa sobre a cama


Eliminação com bicarbonato de sódio


- Aspire a parte de cima do colchão

- Polvilhe bicarbonato de sódio na superfície

- Espalhe o produto no colchão de forma suave com o auxílio de uma escova

- Aguarde uma hora

- Passe o aspirador de pó

- Coloque roupa de cama higienizada


Esse processo também pode auxiliar na redução de mau cheiro.


Como prevenir?

Algumas dicas de como fazer a prevenção do colchão e do ambiente para que os ácaros não se instalem já foram dadas, mas vale ressaltar os principais cuidados para evitar que eles voltem - ou que eles apareçam, simplesmente. Confere só!


- Abrir as janelas e deixar o sol e o vento entrarem são ações importantes para evitar ácaros no colchão. Deixe o sol entrar e mantenha o ambiente arejado: portas e janelas abertas sempre que possível

- Troque seu jogo de cama com frequência: células mortas ficam presas em lençóis e fronhas, servindo de alimentação aos ácaros. Cobertores e edredons podem ser trocados em intervalos maiores, outros tipos de roupa de cama devem ser trocados semanalmente.

- Travesseiros podem ser trocados de dois em dois anos.

- Virar o lado do colchão auxilia nessa manutenção, podendo ser feito a cada 6 meses

- Limpe a casa semanalmente, pelo menos

- Utilize capas protetoras e antiácaro nos travesseiros e colchões

- Lembre-se de trocar o filtro do ar-condicionado

- Aguarde uma hora para arrumar a cama, isso ajuda a manter a superfície arejada por algum tempo após sua saída

- Limpe pelúcias com frequência

- Passe um pano úmido no chão: varrer, apenas, faz com que os ácaros se espalhem pelo quarto

- Limpe móveis com produtos adequados, assim, a poeira fica no pano e não no ar



Com todas essas dicas fica mais fácil evitar e eliminar ácaros, porém vale destacar que ácaros mortos ainda provocam as consequências indesejadas. Por isso, caso as indicações não resolvam, procure profissionais adequados que podem resolver o problema.


https://www.zoom.com.br/colchao-casal-solteiro/deumzoom/acaros-no-colchao-como-eliminar-identificar-prevenir