• Mix Clean

Benefício de limpar/higienizar seu colchão?

A maioria das pessoas tem como hábito apenas a troca da roupa de cama e acaba se esquecendo da importância de higienizar o colchão corretamente — e com certa frequência.


Fazer essa higienização pode até aparecer fácil à primeira vista, mas ela nem sempre é feita da forma correta. No entanto, manter o colchão limpo é essencial para evitar alergias e doenças respiratórias.


Pensando nisso, neste post vamos explicar como higienizar colchão e os benefícios dessa prática. Ficou interessado? Então continue a leitura!



Qual a importância de higienizar o colchão?

Você passa boa parte do seu dia no colchão, correto? Por esse motivo, é fundamental mantê-lo limpo — e essa limpeza vai além da troca dos lençóis e fronhas.


O colchão é um local de acúmulo de ácaros, aqueles seres microscópicos pertencentes à classe dos Aracnídeos. Eles são invisíveis a olho nu e se multiplicam com muita facilidade, podendo gerar alergias e problemas respiratórios.


Os ácaros são responsáveis pelas alergias e por irritações e, acredite, podem existir cerca de 1,5 milhão de ácaros dividindo a cama conosco. Manter o seu colchão limpo e higienizado melhora sua saúde e garante uma boa noite de sono.


A limpeza e desinfecção dos colchões é a melhor forma de se livrar dessas criaturas indesejadas. Inclusive, é importante ter uma atenção especial com o colchão de crianças e idosos, que são mais suscetíveis a problemas alérgicos e irritações na pele.


Como higienizar colchão?

O primeiro dos cuidados para dormir tranquilo e livre dos ácaros é sempre manter o quarto arejado. Ambientes quentes e úmidos são os preferidos para a proliferação deles. Evite, também, ficar muito tempo sem trocar a roupa de cama e as fronhas.


Já a limpeza do colchão em si pode ser feita de algumas maneiras. Nela, você pode utilizar produtos caseiros como uma mistura de bicarbonato e óleo de melaleuca. Borrife dos dois lados, coloque o colchão em um local arejado e depois aspire.


Borrifar vinagre com bicarbonato é também uma boa opção para desinfetar seu colchão. No entanto, caso a limpeza não tenha sido feita há muito tempo, é aconselhável à contratação de uma equipe profissional.


A limpeza profissional com produtos e equipamentos próprios, além de eliminar a sujeira comum e superficial, elimina os odores e é capaz de remover com mais precisão microrganismos nocivos à saúde, já que usa produtos bactericidas, antifúngicos e antiácaros.


Entenda quais são os benefícios de limpar regularmente o colchão

Manter seu colchão limpo evita a proliferação dos ácaros e, consequentemente, as crises alérgicas e respiratórias, o que contribui para uma boa noite de sono e sem espirros. A manutenção do colchão também garante que ele tenha maior durabilidade.


Vale lembrar que a manutenção da limpeza também deve incluir os travesseiros, outro local preferido dos ácaros. Especialistas recomendam a troca dos travesseiros a cada seis meses — e, em caso de alérgicos, a troca pode ser feita em períodos menores.


Manter a higiene da sua cama é essencial para a sua saúde e bem-estar. Por isso, agora que você já sabe como higienizar colchão, o ideal é fazer essa limpeza mensalmente.



A rinite alérgica e os ácaros

E esse problema é bem mais comum do que parece. De acordo com a ASBAI, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, em dados publicados no ano passado, por volta de 25% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros sofrem de algum tipo de rinite alérgica. No mundo, de acordo com a WAO, World Allergy Association, são 20 milhões de pessoas que tem esse problema.


A rinite é uma reação do sistema imunológico a qualquer substância que ele considere estranha que, normalmente, entra pelo nariz. Os ácaros são algumas dessas substâncias, especialmente suas fezes e as carcaças de microrganismos mortos.


Suas características permitem que se adaptem muito bem a um ambiente domiciliar, com temperatura quente e um local úmido. Se alimentam de material orgânico da pele de pessoas e animais, por isso, tem nos colchões o banquete e as condições de vida perfeitas.


Sua presença nesse objeto é tão grande, que especialistas em alergias estimam que por volta de 1,5 milhão de ácaros podem viver em travesseiros e colchões mesmo apenas após 2 anos de uso.


Por isso, a limpeza dos colchões é tão importante para a saúde, já que a rinite e outros problemas respiratórios frequentes podem causar até mesmo asma.


Limpando as fronhas e travesseiros

Apesar da importância de limpar o colchão, e ele reunir o maior número de ácaros, os acessórios também devem ser higienizados com bastante frequência. É o caso das fronhas e dos próprios travesseiros.


Os cuidados com as roupas de cama devem ser ainda mais frequentes do que com o colchão. Uma vez por semana, pelo menos, é o tempo recomendado de modo a evitar um acúmulo ainda maior de poeira e dos ácaros.


Para fazer uma limpeza mais profunda e tirar manchas mais pesadas o recomendado é ferver um pouco de limão com vinagre em uma panela com água. Em seguida, os lençóis, fronhas ou o que quer que queria-se remover as manchas deve ser deixado de molho por, pelo menos, uma hora. O objetivo disso é “enfraquecer” as manchas, para que elas saiam durante os ciclos de lavagem normal.


É claro que essas são ótimas soluções para a limpeza dos colchões e evitar a proliferação exagerada de ácaros, bactérias e outros micro-organismos que possam trazer problemas de saúde. Mas, para uma limpeza ainda mais profunda e minuciosa o ideal é contar com uma empresa especializada nesse serviço, como a Mix Clean.