• Mix Clean

Como tirar manchas de caneta do sofá de tecido?



O seu filho riscou o banco do carro? Canetinha no sofá branco da sala? E agora? Como produzir posso remover a tinta de caneta do tecido do sofá, cadeira ou do couro de uma maneira que não estrague o tecido após o processo? Aqui vamos mostrar pra você tudo que precisa saber para remover marcas e manchas de canetas de uma maneira fácil e sem prejudicar o tecido. A primeira coisa é saber qual o tipo de caneta foi usada para riscar. Um hidrocor tem solvente álcool, alguns são solvente água. Caneta marca texto, canetas permanentes, canetas esferográficas, todas tem uma grande diferença entre si. Identificá-las já é meio caminho andado.

Se o solvente da tinta para água, como na maioria das canetas esferográficas, a própria água pura já remova. Basta diluir ao máximo a tinta e esfregando levemente. Uma caneta hidrocor à base de álcool é facilmente removida com álcool, que é o diluente desta tinta. Em resumo, remover uma mancha da tinta consiste em basicamente achar qual o diluente desta tinta e utilizá-lo para dissolver ao máximo o pigmento.

Um ponto muito importante é que canetas vermelhas, azuis, pretas tem diferentes pigmentos entre si. Normalmente este pigmento está pó, envolto por uma espécie de plastificante. Fica muito claro quando olhamos o pigmento no microscópio. Se você vacilar e sem querer riscou o sofá com caneta, ou proporcionou a caneta na mão das crianças e o sofá está todo riscado ?, não se preocupe. Siga dicas nossas para remover mancha de caneta em estofado. Basta seguir o passo a passo:


1. Umedeça a mancha Umedeça a mancha com uma quantidade mínima de álcool ou solvente para limpeza a seco. Seque imediatamente com toalha de papel. Repita uma operação até que uma mancha desapareça.

2. Detergente neutro Caso uma mancha persista, molhe a região manchada com água. Embeba uma esponja em uma solução de água e detergente neutro e passe no local. Se necessário, repita uma operação.

3. Enxágue Enxágue com água para removedor qualquer resquício de detergente neutro.

4. Seque bem Para ter certeza que não ficou nada, enxágue com uma solução de partes iguais de água e vinagre. Seque bem com um pano limpo.


📌 Como tirar mancha de caneta de couro O couro é um tipo de material muito desejado por várias pessoas. É muito usado em bolsas, sapatos, roupas e mesmo móveis. Imagine, então, que bolsa de couro novinha manchou com uma tinta de caneta? Não se preocupe que, como tudo no mundo das limpezas, é possível resolver.

Novamente voltamos aos tipos de caneta. Se uma mancha de canetas hidrográficas, essas que são feitas à base de água, está com sorte. Uma lavagem simples, com pouca água e sabão, para economizar água, já resolve o problema em um piscar de olhos. Nesse caso, antes de tudo pressione a mancha com um papel-toalha. Não esfregue. Após isso, misture água morna e uma colher de chá de detergente líquido. Mexa bem até que faça espuma. Molhe um pano suave e limpo com essa mistura e limpe a mancha com ele. Logo em seguida passe outro pano úmido para removedor de sabão. Use papel-toalha para secar o couro, mas apenas pression, sem esfregar. É interessante passar um produto específico para hidratar couro.

📌 E se para caneta esferográfica? Se uma mancha de caneta para de uma caneta esferográfica, você terá um pouco mais de trabalho, mas nada impossível também. Experimente usar álcool 70, gasto em uma bola de algodão. Passe suavemente sobre a mancha e deixe que o couro seque naturalmente. Pode tentar isso diversas vezes até que obtenha sucesso. Depois da tentativa ou da tentativa de tirar a mancha, é importante deixar o couro em condições de ser usado novamente. Por isso, um pouco de vaselina líquida ou um pouco de produto específico para hidratação de couro deve ser suficiente.

Caso a solução acima se prove insuficiente para retirar a mancha de tinta de caneta do couro, há outras soluções, como detergente neutro, acetona e mesmo bicarbonato. Cancelar-se, contudo, de fazer os procedimentos corretos, como já ensinados nas dicas acima, para que não perca de vez sua bolsa, seu sapato ou mesmo sofá de couro. Antes de aplicar qualquer produto, lembre-se de fazer um teste numa área pequena e imperceptível do local a ser limpo, para garantir que uma solução de limpeza vai funcionar do jeito que você deseja, sem o risco de aparecerem novas manchas.

📌 Retirando Manchas de Outras Origens Tinta de carimbo sai com a aplicação de suco de limão no local, polvilhado com sal fino. Espere uns 20 minutos. Se tinta à óleo para pintura de quadros sujar a roupa no momento da pintura, basta limpá-la com detergente. Não molhe a roupa com água, apenas aplique o detergente. Esfregue com a mão ou com uma bucha: a tinta sairá completamente da peça. A limpeza deve ser feita no mesmo dia! Tinta para canetas tinteiro saem com leite frio ou sumo de limão fresco. Em seguida, lavar com água e sabão.