• Mix Clean

Qual a diferença entre blindagem e impermeabilização dos estofados?


É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha derramado algo no sofá. Ainda que tenhamos cuidado, acidentes acontecem e isso é normal. O que está ao alcance é tomar as providências para que o tecido do sofá não fique danificado, como a impermeabilização e a blindagem.

Entretanto, essas duas alternativas, ambas divulgadas pelas empresas, podem deixar uma certa confusão na mente das pessoas. Afinal, são nomenclaturas comuns para as empresas de limpeza de sofás, mas nem tanto para pessoas comuns. Por isso, vamos falar sobre cada uma delas neste post.

Veja o que é impermeabilização, blindagem e o que diferencia essas duas técnicas!

O que é a impermeabilização

O tecido do sofá é feito por uma camada de tecido junto às fibras e tramas. Então, quando derramamos algo líquido, por exemplo, o material absorve a substância e deixa uma mancha como resultado. Essas manchas deixam o sofá sujo e, por consequência, afetam a beleza também.

O que a impermeabilização faz é bloquear a passagem de tudo, líquido, umidade, poeira, enfim, por meio de uma película protetora entre o tecido e a superfície. Além de proteger de sujeira e manchas, livra do acúmulo de poeira e surgimento de ácaros. Além disso, a limpeza fica muito mais simples, pois basta usar pano.

O que á a blindagem?

A blindagem é um processo que surgiu mais recentemente e tem como objetivo criar também uma película protetora no tecido do sofá. Por meio desse serviço, o seu móvel fica livre da presença de microrganismos, como bactérias, ácaros, fungos etc.


O sofá fica mais simples de limpar e não absorve manchas. A blindagem promete, ainda, proteger aspectos do tecido como a cor e também a vida útil do material. Tudo isso é muito semelhante ao processo descrito no tópico anterior, não é verdade?


Pois bem, é muito comum encontrarmos diferentes nomes quando as empresas oferecem esses serviços. Entretanto, não fique preocupado, são praticamente iguais mesmo! Seja por conta de nomearem diferente ou de, infelizmente, criarem for mas para cobrar mais caro, não se preocupe pois o benefício oferecido é igual.


Há a alegação de que a blindagem possui mais tecnologia e por isso é melhor. Porém, os resultados prometidos são aqueles encontrados no processo de impermeabilização, oferecido já a algum tempo. Em razão disso, podemos entender a blindagem como uma técnica mais atual de impermeabilização.


Cabe ao consumidor pesquisar a fundo a técnica que deseja fazer em seu sofá e tirar todas as suas dúvidas. É escolha do cliente optar pela blindagem ou impermeabilização, sejam elas como as empresas apresentarem. Há, por exemplo, empresas que usam nomes como proteção, blindagem, impermeabilização para o mesmo serviço.


Agora você já sabe o que causa dúvida em relação aos processos de impermeabilização e blindagem de sofás. As duas técnicas são muito parecidas e dependerão da empresa a qual oferece o serviço e da nomenclatura usada por ela. Além disso, os produtos também podem ser diferentes, então o ideal é priorizar locais de confiança.